Aula de redação

O Brasil não tem excesso de médicos

Posted on: abril 25, 2008

Faça uma dissertação em que você se posicione sobre o fechamento (pelo governo) de escolas de medicina cujos alunos apresentaram notas baixas na avaliação, o Provão.

“O Brasil não tem excesso de médicos: muito ao contrário. Existem milhares de municípios sem um médico sequer. O que existe é uma má distribuição, e uma grande pauperização do profissional médico, causada pelo excesso de competição nos grandes centros. Na cidade de São Paulo, já existem alguns convênios de saúde que estão pagando 10 reais por consulta! Esse é o resultado da concorrência predatória entre profissionais mal preparados, dispostos a aceitar qualquer coisa para encontrar trabalho. Enquanto isso, existem municípios distantes e pequenos, que oferecem 6 a 8 mil reais de salário por mês a clínicos gerais, e não conseguem candidatos.

Fechar não é a solução, portanto. Mas é o que pode acontecer se a situação atual não puder ser mudada. Tanto é assim que o ministro Paulo Renato, em entrevista concedida à mídia, confirmou que o governo tem mesmo a intenção de punir exemplarmente algumas escolas recalcitrantes em melhorar, e afirmou que muitas universidades não estariam levando a sério a ameaça.”

A resistância dos alunos egressos dos cursos superiores, notadamente os de medicina, é fruto de uma postura muito própria do brasileiro, que é a de não gostar de ser avaliado. É fruto do subdesenvolvimento, em minha opinião, e também de um corporativismo indesculpável. Esse medo de ser avaliado gera situações absurdas: os advogados, cuja profissão geralmente não envolve risco de vida para os clientes, são avaliados pelo exame da OAB; médicos, não. Deveriam não só passar obrigatoriamente pelo exame pós-curso, como serem obrigados a renovar suas licenças de exercer a profissão periodicamente. ”

“Uma coisa que certamente vai ajudar muito será a educação a distância, e a formação de consórcios de cooperação neste uso da tecnologia, para levar “virtualmente” professores de alto nível às faculdades mais remotas e pobres do Brasil. Um deles é a recentemente formada Universidade Virtual Pública Brasileira (http://www.unirede.br). que tem uma excelente proposta de unir cerca de 50 universidades públicas, municipais, estaduais e federais, em uma grande galáxia do ensino a distância, que pretende atingir 200 mil alunos adicionais por ano através de seus cursos, muitos dos quais resultantes da cooperação entre várias instituições. De fato, quando se abolem as barreiras da distância e do tempo, muitas coisas interessantes se tornam possíveis na educação superior. Consórcios semelhantes estão surgindo em áreas específicas, inclusive na Medicina (projeto EduMed).”

http://www.sabbatini.com/renato/correio/medicina/cp000609.html

Enade: 30 cursos de medicina reprovados

Publicada em 25/04/2008 às 00h28m

O Globo Online

BRASÍLIA – Cerca de 30 cursos de medicina em todo o país tiraram notas baixas no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e deverão ser submetidos a processos de supervisão, com risco de corte de vagas nos próximos vestibulares. É o que anunciou na quinta-feira o Ministério da Educação (MEC), informando que está prestes a publicar a lista dos cursos reprovados no Enade 2007, como mostra matéria publicada no jornal O Globo.

Segundo o MEC, alunos de aproximadamente cem faculdades de medicina participaram da avaliação no ano passado. Desse total, 30 instituições tiveram desempenho considerado insuficiente. Na próxima terça-feira, a lista será apresentada a uma comissão coordenada pelo ex-ministro da Saúde Adib Jatene. A comissão tem apenas caráter consultivo.

O ministério não divulgou os critérios que definirão se um curso de medicina será ou não alvo do processo de supervisão. Nas faculdades de Direito, as primeiras submetidas a processos de supervisão no ano passado, o MEC levou em conta a dupla reprovação tanto no conceito Enade, que revela a nota na prova, quanto no chamado conceito IDD, que compara o desempenho de calouros e formandos, tentando medir a contribuição específica do curso, independentemente do nível de conhecimento do aluno antes de entrar na faculdade.

http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/04/25/enade_30_cursos_de_medicina_reprovados-427055873.asp

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: