Aula de redação

Dois textos sobre a adolescência

Posted on: abril 30, 2008

O primeiro texto é interessante, traz boas idéias sobre a adolescência. Veja se consegue extrair uma tese dele.

O segundo é bem intencionado e interessante. Traz reflexões mas também contradições. Não é um texto tão claro. A autora é ótima, mas decerto precisou escrever rápido. Daí não ter percebido as falhas.

Veja se consegue extrair uma idéia clara dele. Há boas idéias.

Escreva sobre a adolescência.

“Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, pára você na rua e fala: “Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?” Alguém talvez reconheça sua voz. É Holden, o herói do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.

Aproveitando-se da situação, atrás e ao lado dele se aglomeram pais e mães de adolescentes. Eles também perguntam: “Então, é assim? Vai passar? É só uma fase?”

Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: “Não. Não é apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe”.

Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da família moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.1

A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época.

Objeto de inveja e de medo, ela dá forma aos sonhos de liberdade ou de evasão dos adultos e, ao mesmo tempo, a seus pesadelos de violência e desordem.

Objeto de admiração e ojeriza, ela é um poderoso argumento de marketing e, ao mesmo tempo, uma fonte de desconfiança e repressão preventiva.

A Holden e aos pais pode-se responder, assim, que os jovens de hoje chegaram à adolescência numa época que alimenta uma espécie de culto desse tempo da vida. E caberia, então, tentar explicar como isso nos afeta a todos.” Contardo Calligaris

http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351920.shtml

“Filho criado, trabalho redobrado.” Esse conhecido ditado popular ganha sentido quando chega a adolescência. Nessa fase, o filho já não precisa dos cuidados que os pais dedicam à criança, tão dependente. Mas, por outro lado, o que ele ganha de liberdade para viver a própria vida resulta em diversas e sérias preocupações aos pais. Temos a tendência a considerar a adolescência mais problemática para os pais do que para os filhos. É que, como eles já gozam de liberdade para sair, festejar e comemorar sempre que possível com colegas e amigos de mesma idade e estão sempre prontos a isso, parece que a vida deles é uma eterna festa. Mas vamos com calma porque não é bem assim.
Se a vida com os filhos adolescentes, que alguns teimam em considerar um fato aborrecedor, é complexa e delicada, a vida deles também o é. Na verdade, o fenômeno da adolescência, principalmente no mundo contemporâneo, é bem mais complicado de ser vivido pelos próprios jovens do que por seus pais. Vejamos dois motivos importantes.
Em primeiro lugar, deixar de ser criança é se defrontar com inúmeros problemas da vida que, antes, pareciam não existir: eles permaneciam camuflados ou ignorados porque eram da responsabilidade só dos pais. Hoje, esse quadro é mais agudo ainda, já que muitos pais escolheram tutelar integralmente a vida dos filhos por muito mais tempo.
Quando o filho, ainda na infância, enfrenta dissabores na convivência com colegas ou pena para construir relações na escola, quando se afasta das dificuldades que surgem na vida escolar -sua primeira e exclusiva responsabilidade-, quando se envolve em conflitos, comete erros, não dá conta do recado etc., os pais logo se colocam em cena. Dessa forma, poupam o filho de enfrentar seus problemas no presente, é claro, mas também passam a idéia de que eles não existem por muito mais tempo.
É bom lembrar que a escola -no ciclo fundamental- deveria ser a primeira grande batalha da vida que o filho teria de enfrentar sozinho, apenas com seus recursos, como experiência de aprender a se conhecer, a viver em comunidade e a usar seu potencial com disciplina para dar conta de dar os passos com suas próprias pernas.
Em segundo lugar, o contexto sociocultural globalizado atual, com ideais como consumo, felicidade e juventude eterna, por exemplo, compromete de largada o processo de amadurecimento típico da adolescência, que exige certa dose de solidão para a estruturação de tantas vivências e, principalmente, interlocução. E com quem os adolescentes contam para conversar?
Eles precisam, nessa época de passagem para a vida adulta, de pessoas dispostas a assumir o lugar da maturidade e da experiência com olhar crítico sobre as questões existenciais e da vida em sociedade para estabelecer com eles um diálogo interrogador. Várias pesquisas já mostraram que os jovens dão grande valor aos pais e aos professores em suas vidas. Entretanto, parece que estamos muito mais comprometidos com a juventude do que eles mesmos.
Quem leva a sério questões importantes para eles em temas como política, sexualidade, drogas, ética, depressão e suicídio, vida em família, vida escolar, violência, relações amorosas e fidelidade, racismo, trabalho etc.? Quando digo levar a sério me refiro a considerar o que eles dizem e dialogar com propriedade, e não com moralismo ou com excesso de jovialidade. E, desse mal, padecem muitos pais e professores que com eles convivem.
Os adolescentes não conseguem desfrutar da solidão necessária nessa época da vida, mas parece que se encontram sozinhos na aventura de aprender a se tornarem adultos. Bem que merecem nossa companhia, não?”
Rosely Sayão
About these ads

216 Respostas to "Dois textos sobre a adolescência"

esse texto e muito bom eu gostei muito…

Qêm perguntou qê vooç , gostoou ?

vc é um otario viado

é isso aew

crio para os analfabeto ?
pq nois sabemo le e ta uma merda…

quem te pergunto ????? acho que sua boca e maior que sua lingua !!!!!!!!!!!

o colegio mandou lembranca pra voce desse que voce foi rebachado pra alfabetizacao pela a sua escrita e ingenorancia

valeu manooo essa foi doida

putz cara , você e idiota e , vê se aprende a escrever direito OK.

a lista de quem te perguntou seu anônimo

viu o tamanho dela ninguem te perguntou

o texto sendo interesante e tambem ele explica bem sobre o assunto fala.
o texto explica o que deve se fazer na adolecencia, e pricipalmente o que deve fazer com os pais

quem te perguntou

muito troxa essa menina

isso é horrivel

eu tbm concordo com vc esse texto so fala coisa por coisa

naao gostei

isso é bom sim perereca azeda

esse texto ta uma buceta

Tb não gostei dos dois texto, Lorena. Mas minha função é dar o texto para MEUS alunos analisarem.

O texto da Rosely é confuso à beça. O do Contardo – ele escreve bem mas aí..não foi legal – muito hermético.

Em aula criticamos textos, inclusive.

sua gorda

bando de fdp

anonimo e um idiota retardado dbomental piscicopata etccccc so sabe falar mal dos outros e não se encherga sem vergonha divia levar uma cossaa de sintaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa de deixar a bunda roxaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

odiei incrivel como é idiota

Fulaninho?

Você usou um pronome indefinido. Legal.

bah e muito horrivel :(

quantos anos vc tem

qunatos anos vc tem idiota demais daiane não e da sua conta

Também acho.Mas com possibilidades boas.

e orrrivew esse texro alem de ser grande

o seu idiota

AOEIOAEIOAIEOAIOEIOA, que podre esses textos. Eu precisava de um texto descente para a aula de português, mas não ache nenhum :/

eu tambem precizava de um texto pra aula de portugues cade nada nada nada ♣♣

Trtiste né? Saia da aula da Português e vá ao circo.

Busque outro blog

caramba vcs soh sabem criticar meu….axoo ruiim intao fa melhor bele

odiei os textos

som0os 2as

Caramba, mas é só sair de perto do texto. Eu coloquei aí mas é só não ler, pessoal.

Não gostou? Há quem goste da seleção que eu faço. Eu até critico os dois textos, mas horror total não são.

Tá louco…blé blé blé

detestei os textos..
são horriveis.. :(

é sim um horror total meu

Nossa! A cada dia eu odeio mais e mais os textos. Estou até passando mal de tanto que odeio

Esse texto e tão nogento que ta tii vazenduh mal nuss…

Ate eu fasso um melhor do que isso..
hushushsuhsushus.
:(

cala sua boca otaria
boca de bosxta !!

sua puta doida isso e texto que se bote

Olha eu tenho 14 anos e pode ter certeza que os textos foram escritos muito bem e com a maior sinceridade. Obrigada estes textos me ajudaram bastante.
Deixa um recadinho lá no meu e-mail.
Beejos

O.o vc gosto desse texto nuss…

Vc e que serie…?

eim ….. *-*

ela é da quarta pô

em algumas partes eu consegui entender porém é longo e nao define nada

esse texto define bem a fase da adolescência, porém revela coisas absurdas

meu trabalho da escola foi baseado nisso tirei 0. escrevam algo melhor powwwwwwwwwwwwww

ôôô rose m prado para de palhaçada

ôôô rose m prado naum tem o q escrever naum escreve nada

foi o pior comentário sobre a adolescência q eu ja vi

concordo plenamente

Não fui eu quem escreveu. Eu copiei e colei. Sou burra.

Vamos rasgar estes textos. São uns lixos.

q horrivell meo credo

muito ruim naum era oq queria

e otimo

para jogar no lixo :c

Adorei o segundo texto…. Realmente precisamos ter posição diante dos momentos difíceis dos adolescentes. Não ter medo de dizer o que realmente deve ser dito.

Parabéns o texto é ótimo.

Eu gostei do texto 2 mas fico com medo de dizer e levar tomates.

isso e horrivel

que mizeria e essa sua puta gorda

não tenho nada a ver com esse blog mas acho que as pessoas deviam parar com ofensas.

QUEM É PUTA GORDA?????

QUAL É O SEU IP????

snurn levernitz

Em 1 Lugar esses que estão anonimos ou fulaninhos , são tão covardes em chingar os textos que nem aparecem o nome , se fossem verdadeiramente não covardes estariam com o nome para as pessoas verem a educação que tem que é horrivel , 2 os textos são expressivos e ótimos de boa qualidade se alguem não gostou faça um melhor ;)

eu odiei isso pq nao fala o q eu pesquisei

BrigadinhaAa…
O texto ajudou bastante na minha pesquisa.
Bjiim prô cêiis… rs…

otimo queria mais sobre esse assunto

mal paia eu queria tranza

aqui n é lugar de transa safadinho

e legal mas eu não gostei.
mas e so pra mim apresenta na minha sala.
rsrsrs.

haaaa eu odiei mas é só pra mim apresentra na escola; um trabalho q a fessora deu

eu amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amoamo amo AMO AMO AMO AMO AMO AMO AMO AMO ALGUEM.

BrigadinhaAa…
O texto ajudou bastante na minha pesquisa.
Bjiim prô cêiis… UASHUSHUASH..

Eu gostei do segundo textooo♥

alguem me da o cu por favor

aff povo retardado e texto imbecil

eu dô! vem pegá!

sua vaca até meu cachorro faz melhor chupa o meu pau!!!

a é safadão!!!!rs

eu também quero chupa!

Obrigado o texto me ajudou muito, para pensar nas decisões de minha vida.

É SEU CORNO SAFADO

bom que legal q vc gostou eu tambem quantos anos vc tem

que isso gente não precisa ofender tanto porra!

carlin´se vc quer transa vaem sites pornograficos caramba

Nossa meu sem comentarios pelo esse texto :x horivel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

orivel

orrivel é o seu cú

vcs deviam acradecer q tem esses textos ai talooko meu ja peenso c num tivec ia sepior pra vc, eu gostei mt desse texto qw’

eu ache que esse texto fala sobre a adolescencia

TEXTOS LIXOS QUE NEM VC OTARIO
|||||||||||||||| ||||||||||||
||| || ||
||| ||||||||| ||
||| || ||
||| || ||

ta bom, eu gostei

a internet é bem extensa pessoal quem num gostou toma outro rumo,o autor do texto nao é obigado a ler comentarios deste nivel criancinhasssssss……. num gostou NAO critica,e melhor faça o seu proprio assim talvez vc nao tenha oq criticar

o 1º texto é maravilhoso e comtempla perfeitamente a “definição” de adolescencia, muito bom msm!

Nossa Esses Textos Tem Tudoo A ver coom Os adolescêntes de hj ..
Gosteii Muiito …

thgdnkk

concordo com vc “a revoltada com comentarios!!!!!!!!”

SIM .ESE TEXTO E MUITO BOM EU ATE PEQUEI UM TREIXINHO PRA A ENTREVISTA DA ESCOLA HERCILIO AMANTE PARA PORTUGUES COM A PRO`_MARLI MARTINS!!!!!!!

um lixo ¬¬’

Quem ti pergunto? ¬¬’

eu odiei um lixo
uuuuuu (N

isso é uma merda…ñ gostei

viadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

vai toma no seu cu guga

Caaaala a boca fpds !

adorei muito, fala sobre nós adolescentes! eu adorei.
diz como nós temos que agir eu gostei bastante.

Povo chato!!!! os textos são legais “vcs” que não tem a capacidade de entender, ai vem um retardado e fica escravendo merda …meu cada dia me impressiono mais com a iguinorancia do povo brasileiro…é uma vergonha.

eu acho isso uma grande besteira

pra fala a verdade nem gosto da materia de portugues “a minha professora e uma chata nao suportu ela hooooooooooooo materia chata nao suporto essa proffesora so isso qui eu tenho oque fala dela

e pessimo

eu gostei

Eu também adorei essa redação pois é muito interessante bastante exemplar de mais beijos para vocês
muitos beijos principalmente na boca dos gatinhos

isso e 1 merda q adiantou quero 1 texto que presta ñ isso

merda e o seu rabo cheio de merda!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

rrrrrrrrrrrrrrrrr

quem e vc

cara muito loco este texo alem da ser bom e um bom estoimulo para os adolescencia

cara muito loco este texo alem da ser bom e um bom estimulo para os adolescencia

cara muito loco este texo alem da ser bom e um bom estimulo para os adolescencia evai me ajudar na materia de artes na parte do teatro

meu é horrivel mas tem gente qe gosta ta mas eu tinha qe posta isso pq isso ta uma merda meu isso é horrivel
”desculpa pra qem gosto mas são loucos”

descupe eduarda mais voce e uma puta que pariu se voce nao gostou era so se manda

quem te pergunto algma coisa filha da puta du karalho

adorei os dois texto

aff nada a ve

eu adorei o texto

Relata os comflitos as tranformaçoes q acontecem na adolesencia , a primeira vez(sexo). Tenho pena de quem nao ve isso coitado. viado é quem chama !!!
e alias quem fala mau disso nao sabe o q é passar pela puberdade…

Hoooooooooo MUDOU MINHA VIDA

os textos são razoaveis mas poderi ser melhor e acho a as pessoas deveriam para de chama tanto palavrão isso é horrivel

MEU DEUS, QUE INFANTILIDADE, SÓ XINGAMENTOS, AFFFE

puts que brasil é esse… ngm sabe respeitar mais, e o direito de dizer oq se pensa fica onde? ignorantes…

isso é uma merda.

adorei essa redação, me ajudou muito

nem comecei é naum gosto pesimo texto é uma merdaa

vai todo mundo dar o cú

eu gostei muito, e me ajudou na hora de fazer a redação >.<

muito obrigado min ajudo muito na minha aula ^^

foi muito supereu meca oriveu eu passe mal como eu vir isso porque e roivellllllllllllllllllllllllllllllllll eu sei faze melhor do que isso nao sei porque eu entre aquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vai vaze um melho tenho 9 ano merdaaaaaaaaaaaaa

oo gente que fala pakabaa viuu!!!!!!!!

gostei e muito educativo e interesante!!!!!!!!!!!!

anonimo acha que é pessoa?

Voceis são uns otarios ficam discutindo por merda

quem vc pensa q é?
até parese que vc nunca foi uma adoslescente>…
(Palhaçada!sua antiquada)

viadin da porra eu te odeio fdp fdb by:gueibs

nAo vale um puto de um peido

eu achei esse texto um maximo

muito bommmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!! a e esse anonimo e um filho da puta !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Legal

XDXDXDXDXDXDXDXDXDX XDDDDXXXXXEEESSSSSDDDDDDDD

CABRONES DE MIERDA sois gilipollas

Realmente esse povo é um bando de retardados …. Faça um melhor e coloka pra gente pesquisa !!!! Idiotas

nossa que paia estao brigando por uma coisinha so criança msm né enves de ser adolescente q essta falando e vcs estao sendo crianças hahahaha q paia

e muito bom pois e muito real

eu achei bem real

o texto segundo e um bicho!!!!!!!!!!!!!e demais!!!!!!!!!! adorei!!!!!

O texto é mto bom simm parabens,kem n gostouu vai procura em outro lugar,n foi vc ke escreveu entaao fika di boa. . .

Lixo,merda,vcs ke tao xingando ai,vcs sim sao lixos,imprestaveis,mau educados

coisa mais idiota,tolos ,debies…….hahahaha….ahahahahah.

N kiseram escrever mais depois do monte ki eu falei p vcs seus bando de otario,pk n responde agora um di vcs ai p ve oke acontece covardes,imprestaveis. . .kem vai se o coragoso ou coragosa de me responder emw,ou sao covardes?

gostei um pouco

o coisa nob,sem graça texto podre do caralho

eu amai

eu gostei muito

ei vcs fodam-se, so sabem chingar é esse site é bom e não ligo pra vcs, que são um bando de desempregados que não tem nada melhor que fazer!

só tem vagabundo e doido

eu gostei o texto não fala mais que a verdade e é isso que os jovens não suportam.

não ajudou muito mais gostei
ass:Desconhecido

eeeeuuuuuuu faço uuuummmmmmmmmmmmm bem melhor do que iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisssssssssssssssssssssssssooooooooooooooooooooooo

vai aprender o aeiou seu bestar e ver se aprende a escrever algo

anonimo
estar mensagem assima e oara o besta do

ótimo amei o texto …
serviu muito ´pra mim obrigado a vc que postou .

rosely c tà de parabens, 6ostei mt mt mt do testo.. .. :-D

esse tal d anonimo é um baita fdp

esse anonimo e um escrisofenico que nem sabe ler o que estar escrito kkkkkkkkkkkk va amerda

É muito legal, e eu gostei muito.

ele é muito bom para quem esta aprendendo sobre o assunto e vai ter prova sobre esse assunto ;parabens para quem escreveu

mee nem li comecei e já não gostei então nem li o resto
muito enjoativo

kkkkkkkkk gostei jéssica

ô seus bando de psicopatas calem a boca ok? o texto está bom e ponto final!!!!!

essa pessoas que falaram mal do texto e porque não sabe ler…

huhjjhtyfeaswerhgu7ygfrtdswe55555555dddddddddddddddddddddddjszzzzzzzzzzoiiijdfsijdjdddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssoaaaaaaaaaaaa~\dfxzlllllllllllllllllllzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

a vitoriaasdfghjjjujlmonica estao na escola

td bem

tudo e co vc

sua galinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

puta velha loka da aryane putinha loka

Otimooooooooooooooooooooo

legalll….

esportes publicos em 1235648799 :$ :( :/

pessimo :/

eae galera :$ :( :\ :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: