Aula de redação

Vai para o Ewerton. Mais Utopia e Distopia

Posted on: abril 23, 2008

O texto apresenta falhas, erros até de construção. Mas o site é bem intencionado. Quem ainda não entendeu bem o que é utopia e distopia, vale dar uma lida . Mas desconte os erros.

Em aula, posso explicar melhor. Porém, preciso criar alunos independentes de mim, leiam, errem à vontade , até aprender.

Lá vai …

Utopia

“Um mapa do mundo em que não aparece o país Utopia não merece ser guardado.” Esta máxima de Oscar Wilde expressa o anseio permanente de criação de sociedade perfeita. Ideal irrealizável em sua plenitude, a utopia se materializa parcialmente, no entanto, graças ao progresso científico e tecnológico.

Utopia é toda proposta ideal de organização da sociedade em que, por meio de novas condições econômicas, políticas e sociais, se pretende alcançar um estado de satisfação geral. Nesse sentido, a utopia é a contrapartida para o futuro do mito de uma idade áurea, que teria existido em passado remoto. Comum a essas duas projeções é a oposição teórica às instituições sociais vigentes. Segundo Karl Mannheim, autor de Ideologie und Utopie (1929; Ideologia e utopia), “utopias são idéias inspiradoras das classes em rebelião e ascensão, em oposição às ideologias que racionalizam e estratificam o pensamento das classes dominantes”.

A palavra “utopia”, que em grego significa “em lugar nenhum”, foi usada por Thomas More para designar a ilha imaginária descrita na obra De optimo reipublicae statu, deque nova insula Utopia (1516; Sobre o melhor estado de uma república e sobre a nova ilha Utopia). More faz severas críticas à sociedade inglesa e européia, ao mesmo tempo que apresenta a ilha de Utopia como um lugar em que a sabedoria e a felicidade do povo decorrem de um sistema social, legal e político perfeito, guiado pela razão.”

Entre no link Utopia ( vale ler outros textos)

http://www.estudantedefilosofia.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: