Aula de redação

O Brasil

Posted on: maio 19, 2008

EXERCÍCIO

O QUE É O BRASIL PARA VOCÊ?

Essa modalidade de exercício permite que você escreva em primeira pessoa do singular. Mas, cuidado, é uma dissertação, claro.

TEXTO

O que é o Brasil? Um time de futebol? Um verbete no Almanaque Abril? Ou “O que é o Brasil?” é só uma pergunta – mais uma das muitas que me invento – genuinamente altas e nobres e lúcidas – para me iludir? Brasil com z ou com s – o que seria mais favorável, segundo a grafologia e a numerologia?

Dá vontade de pegar um fotógrafo e um câmera e sair por aí perguntando aos brasileiros, natos ou adotivos, “O que é o Brasil?”. Feita assim, de cara, a pergunta soa um tanto fora do comum, pois não estamos acostumados a ver uma entidade aparentemente abstrata como um país tratada como coisa real.

A mim, se me perguntassem “O que é o Brasil?” no balcão do botequim ali da esquina onde agora há pouco eu tomava um cafezinho, eu, que já tenho uma resposta pronta para a ocasião, eu surpreenderia a mim mesmo e responderia quase inconscientemente: “O Brasil é um sonho”.

Continue aqui

http://www.cafeimpresso.com.br/Cronicas/2001/130801.htm

Deixe uma resposta

