Aula de redação

O marketing esportivo e o Fenômeno

Posted on: junho 9, 2008

Ronaldo não tem que pedir desculpa, não tem que pedir perdão. Qual é o problema? A vida é bonita e complexa, não tem que dar explicação para nós. O que aconteceu lá dentro, a parte íntima, não interessa a ninguém. Só a ele e à namorada, que eu espero que o perdoe (…). Sem querer desmerecer as outras três pessoas envolvidas, Ronaldo tem toda a razão quando disse que não quis pagar porque estava sendo ameaçado. Quem diz isso é craque!”.  Caetano Veloso

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARa ESPM

Escreva um texto dissertativo com base nas sequintes questões.

Você acha para o marketing esportivo, a postura dos atletas precisa (deve) ser a de um ‘herói’? E, após do envolvimento do jogador Ronaldo, chamado de “Fenômeno”, no caso dos travestis, é justo ( correto) que ele perca contratos com marcas que o patrocinavam?

“Visando melhorar sua lucratividade e obter um grande reconhecimento no mercado, muitas empresas vem investindo no Marketing Esportivo para cada vez mais, alcançar seus objetivos.

“O marketing esportivo tem o poder de atribuir inúmeras atividades para atender seu público, como: criar e desenvolver, atribuir preços, comunicar, promover eventos, distribuir e vender produtos, destinados a satisfazer as necessidades de determinados consumidores. Com isso, muitas empresas vem conquistando cada vez mais clientes e consumidores fãs do esporte.

Os principais pontos do investimento no marketing esportivo que são visados pelas empresas são: atrair um grande público, atrai a atenção dos meios de comunicação e ter o esporte como mídia alternativa.

Atualmente no Brasil, a industria do esporte movimenta cerca de R$25 bilhões e tem um crescimento anual de 12,34%.

Esses investimentos geram grandes retorno para as empresas como: associar a imagem do atleta ou clube à marca, difundir a marca e rejuvenescer a marca.

Assim como qualquer investimento, as empresas devem elaborar um plano de negócio para saber: riscos e oportunidades, retorno do valor investido, visibilidade da marca e o impacto que terá diante do público alvo.”

http://www.milenaxavier.com/index.php?view=category&id=30%3Aartigos&option=com_content&Itemid=37&12f12a0dab357b9c5f337f04e5a907ad=43bca8f5a1421463144b0508009819f8&format=feed&type=rss&12f12a0dab357b9c5f337f04e5a907ad=43bca8f5a1421463144b0508009819f8

“Ronaldo perdeu o patrocínio da operadora Tim por causa do escândalo envolvendo o jogador e três travestis. Segundo a coluna de Ancelmo Góis, publicada no jornal “O Globo” deste sábado (3), o rompimento do contrato se deu por causa de uma cláusula que previa a rescisão caso o jogador se envolvesse em fatos que pudessem gerar uma imagem negativa à marca.

O jogador de futebol tem uma fortuna estimada em 132 milhões de dólares. Porém, com a perda do patrocínio, Ronaldo deixa de ganhar US$ 3 milhões.

O atleta tratava uma lesão no joelho esquerdo quando, na última segunda-feira (28), se envolveu em um escândalo ao contratar três travestis pensando que fossem mulheres. Ao chegar ao motel, percebendo o erro, ofereceu dinheiro para cancelar o programa. Andréia Albertine, um dos transformistas, não aceitou a oferta, fez um escândalo na porta do motel e a polícia foi acionada. A polícia acredita que o jogador tenha sido vítima de um golpe.”

http://www.famosidades.com.br/v2/noticias.asp?id=4358&xid=1


Marketing Esportivo

O Marketing Esportivo é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com clientes, prospects, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato com o target e, portanto, é ligado diretamente à emoção, à paixão.

Esse é o grande diferencial com relação às demais ferramentas de comunicação. Utilizado de forma precisa, o Marketing Esportivo agrega força à marca ou à empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte, como superação, trabalho em equipe e liderança, inerentes também ao sucesso na vida corporativa e às características de cada corporação. Sendo assim, empresas de tecnologia buscam se associar ao automobilismo e empresas cujos produtos são de luxo, a esportes como tênis e golfe, por exemplo.

O marketing esportivo tem, como vantagem, o fato de impactar um consumidor relaxado, em meio ao programa e não nos intervalos. Dessa forma, a empresa que faz uso dessa estratégia de comunicação é percebida, não como uma anunciante, mas sim como uma parceira, que permite com que os campeonatos ou times patrocinados possam ter sucesso e continuidade. Mais do que isso, ainda há uma lealdade muito maior a empresas que detém esta imagem. Por exemplo, na Nascar, categoria do automobilismo americano, há uma lealdade de 72% aos patrocinadores. Ou seja, 72% dos fãs da categoria assumem comprar um produto de um patrocinador em detrimento a um não-patrocinador.

Além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção são alguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder.
Não se pode esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.

Eventos como os Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e Superbowl, que atraem bilhões de espectadores ao redor do mundo, são bons exemplos de como o esporte surge como uma excelente forma, diferenciada, de atingir objetivos de marketing propostos pelas empresas. Esporte produz entretenimento, produz paixão. Mas é uma indústria e deve ser administrada como um negócio.

O marketing esportivo tem como alguns dos seus principais objetivos, que dentre outros são:

Avaliar o mercado, os concorrentes e consumidores;
• Desenvolver estratégias e táticas promocionais;
• Fortalecer a marca e a imagem da empresa e/ou produtos;
• Planejar o uso da mídia para obter retorno espontâneo;
• Abrir e conquistar novos mercados;
• Usar a comunicação como ferramenta estratégica

http://www.byjapao.com.br/index2.php?pagina=texto.php&id=15&site=2

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