Aula de redação

Proposta de Redação da UFRS

Posted on: setembro 17, 2008

Leia com atenção os trechos abaixo:

1.

Doc.: […] O que você acha da relação entre o

tempo e a vida?

Loc.: Olha, esse é o problema fundamental. Tempo

pra mim atualmente é angústia. Angústia de tempo

passando… Há muito tempo que eu estou nessa.

Muita coisa para ser e fazer e o tempo corre muito

mais rápido do que eu gostaria. Há algum tempo

que eu estou assim, que eu desejaria que o dia

tivesse setenta e duas horas pra dar tempo de eu

fazer tudo o que eu gostaria, em todos os campos,

profissionais, sentimentais, tudo. Por isso que

quando você falou que o tema era tempo, eu falei:

isso é uma questão de análise.

(Fala carioca NURC – Documentos:

Tempo cronológico – inq.0034 M1)

2 Todos os dias quando acordo,

Não tenho mais o tempo que passou

Mas tenho muito tempo:

Temos todo o tempo do mundo.

Todos os dias antes de dormir,

Lembro e esqueço como foi o dia:

“Sempre em frente,

Não temos tempo a perder.”

[…]

Temos nosso próprio tempo.

[…]

O que foi escondido é o que se escondeu,

E o que foi prometido,

Ninguém prometeu.

Nem foi tempo perdido;

Somos tão jovens.

(Legião Urbana. Dois. EMI – Odeon, 1986.)

3

Aproveitar o tempo!

Ah, deixem-me não aproveitar nada!

Nem tempo, nem ser, nem memórias de tempo ou de ser!…

Deixem-me ser uma folha de árvore, titilada por brisa,

A poeira de uma estrada involuntária e sozinha,

O vinco deixado na estrada pelas rodas enquanto não vêm

[outras,

O pião do garoto, que vai a parar,

E oscila, no mesmo movimento que o da alma,

E cai, como caem os deuses, no chão do Destino.

(PESSOA, Fernando. Poemas de Álvaro de Campos.

ed. de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 1999. p. 156)

A partir das reflexões propostas nos trechos acima,

produza um texto dissertativo-argumentativo em que

você apresente suas idéias acerca do tema:

O sentido do tempo para o

homem contemporâneo

ORIENTAÇÕES

1. Evite copiar passagens dos fragmentos

apresentados.

2. Redija seu texto em prosa, de acordo com a norma

culta da língua.

3. Redija um texto de 25 a 30 linhas.

4. Atribua um título ao texto.

5. Escreva o texto definitivo a

Deixe uma resposta

